A proximidade do feriado de Finados mobiliza os trabalhos EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti). Em ação preventiva, os agentes fazem uma varredura nos três cemitérios da cidade. O objetivo é garantir que os espaços estejam livres dos riscos do Aedes para receber o fluxo de pessoas que visitam os túmulos para homenagens aos entes no próximo sábado, dia 2.
Por conta da data, a expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelos cemitérios municipais Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Calvário. No feriado e na véspera, ambos estarão com os portões abertos em horário ampliado, das 6 às 18 horas. A cidade também conta com o cemitério Monsenhor Albino, que tem administração particular.
Nessa etapa preventiva, o trabalho consiste em descartar recipientes e embalagens, como sacos plásticos, vasos e pratinhos que possam acumular água. “O ideal é que as pessoas levem aos túmulos e jazigos somente flores plantadas diretamente nos vasos, sem nenhum ornamento que possa servir como criadouro de dengue”, ressalta Lincoln Horita, responsável pela EMCAa.
Já nos dois dias de maior visitação, a Empresa Funerária Municipal, que administra os dois cemitérios públicos, disponibilizará areia na entrada desses locais para que a população possa utilizar nos pratos dos vasos.
Pós-feriado, a equipe planeja retornar aos três cemitérios da cidade para fazer uma varredura e eliminar possíveis criadouros de dengue. Rotineiramente, os cemitérios recebem atenção periódica da equipe de combate à dengue, com vistorias são realizadas em intervalos de 15 dias.
Paralelamente às vistorias nos cemitérios, os agentes da EMCAa alertam os visitantes quanto aos cuidados para evitar que o mosquito se reproduza. “Na cidade, as chuvas do final de semana favorecem ao aparecimento de larvas do mosquito, condição que requer ainda mais cuidado”, aponta Horita.
Imagem: Divulgação/EMCAa
Fonte: Assessoria/Prefeitura